segunda-feira, 27 de junho de 2016

Alerta: Medicamento Flogo-Rosa® não deve ser ingerido


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou um alerta sanitário sobre os riscos da ingestão do medicamento Flogo-Rosa® (cloridrato de benzidamina), especialmente em crianças. A ingestão acidental em quantidades elevados do medicamento pode acarretar agitação, ansiedade, alucinações e convulsões, além de contribuir para o desenvolvimento de quadros de gastrite, úlcera, falência renal, entre outras.

O Flogo-Rosa® é indicado para lavagens vaginais durante o tratamento de vulvovaginites aguda (Inflamação dos tecidos da vulva e vagina) e não deve ser ingerido. Este medicamento possui propriedades anti-inflamatórias e atua aliviando os sintomas da dor, ardor, coceira e corrimento, e também pode ser utilizado no tratamento de micoses, como preventivo no pré e pós-operatório em cirurgias vaginais ou na higiene intima do pós-parto.

Segunda a ANVISA, a agência tem recebidos notificações sobre o uso indevido do Flogo-Rosa®. Algumas pessoas ingeriram o medicamento ou administraram a crianças também por uso oral, apesar dos avisos na bula e na própria embalagem do produto para não ingeri-lo. Também foram observados casos de ingestão acidental por crianças e adultos pelo Centro de Vigilância de São Paulo (CVS-SP) e o Centro de Assistência Toxicológica de São Paulo (CEATOX-SP).

Orientações para o uso apropriado do Flogo-Rosa®:

·         Apenas utilize o medicamento SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
·         Pergunte ao médico e/ou farmacêutico a forma correta de utilização antes de iniciar o tratamento
·         Em caso de ingestão acidental, procure imediatamente orientação médica ou um pronto-socorro informando a quantidade ingerida, o horário da ingestão e os sintomas. Se possível leve a embalagem ou bula do medicamento
·         Mantenha o medicamento fora do alcance de crianças e animais de estimação

Referência:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alerta: Medicamento Flogo-Rosa® não deve ser ingerido. Acessado em 27/06/2016. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/alerta-medicamento-flogo-rosa-nao-deve-ser-ingerido/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=pt_BR

2 comentários:

  1. Meu filho ingeriu acidentalmente 10ml de FLOGO-ROSA pois é idêntico ao vidro de xarope de framboesa para garganta e agora como faço? Ele está tentando vomitar para ver se elimina o remédio e estamos agitos pois pesquisei na internet e li os graves perigos renais, alucinógenos e etc que ele causa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Orientamos que no caso de ingestão acidental, você procure atendimento médico para avaliar a conduta mais adequada considerando a idade do seu filho e a quantidade ingerida.
      Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente através do nosso formulário na aba Envie aqui sua pergunta.

      Excluir

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).