segunda-feira, 27 de junho de 2016

Alerta: Medicamento Flogo-Rosa® não deve ser ingerido


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou um alerta sanitário sobre os riscos da ingestão do medicamento Flogo-Rosa® (cloridrato de benzidamina), especialmente em crianças. A ingestão acidental em quantidades elevados do medicamento pode acarretar agitação, ansiedade, alucinações e convulsões, além de contribuir para o desenvolvimento de quadros de gastrite, úlcera, falência renal, entre outras.

O Flogo-Rosa® é indicado para lavagens vaginais durante o tratamento de vulvovaginites aguda (Inflamação dos tecidos da vulva e vagina) e não deve ser ingerido. Este medicamento possui propriedades anti-inflamatórias e atua aliviando os sintomas da dor, ardor, coceira e corrimento, e também pode ser utilizado no tratamento de micoses, como preventivo no pré e pós-operatório em cirurgias vaginais ou na higiene intima do pós-parto.

Segunda a ANVISA, a agência tem recebidos notificações sobre o uso indevido do Flogo-Rosa®. Algumas pessoas ingeriram o medicamento ou administraram a crianças também por uso oral, apesar dos avisos na bula e na própria embalagem do produto para não ingeri-lo. Também foram observados casos de ingestão acidental por crianças e adultos pelo Centro de Vigilância de São Paulo (CVS-SP) e o Centro de Assistência Toxicológica de São Paulo (CEATOX-SP).

Orientações para o uso apropriado do Flogo-Rosa®:

·         Apenas utilize o medicamento SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
·         Pergunte ao médico e/ou farmacêutico a forma correta de utilização antes de iniciar o tratamento
·         Em caso de ingestão acidental, procure imediatamente orientação médica ou um pronto-socorro informando a quantidade ingerida, o horário da ingestão e os sintomas. Se possível leve a embalagem ou bula do medicamento
·         Mantenha o medicamento fora do alcance de crianças e animais de estimação

Referência:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alerta: Medicamento Flogo-Rosa® não deve ser ingerido. Acessado em 27/06/2016. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/alerta-medicamento-flogo-rosa-nao-deve-ser-ingerido/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=pt_BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).