Metformina e impotência sexual


Qual a relação entre Metformina e impotência sexual?

Não encontramos na literatura relatos de impotência sexual como efeito adverso do medicamento metformina. No entanto, encontramos o relato de incidência de impotência sexual em homens portadores de diabetes. Para homens com Diabetes mellitus tipo 1, a incidência é 10,2% para aqueles entre 21 a 29 anos e 48,6% para homens acima de 40 anos. Já para homes portadores de Diabetes mellitus tipo 2, a impotência sexual está relacionada a pacientes com complicações cardiovasculares ou pacientes que não estão conseguindo controlar adequadamente a glicemia, a incidência é de 83,6% de impotência sexual entre homens portadores de diabetes tipo 2 que não controlam adequadamente a glicemia.

Abaixo, segue a relação dos efeitos adversos graves e moderados descritos para o medicamento Metformina:

Efeitos de gravidade moderada
·         Efeitos metabólicos: deficiência de vitamina B12 (7% a 17,4%)
·         Gastrointestinal: Diarreia (53,2% para preparação de liberação imediata e 9,6% a 12,5% para preparação de liberação prolongada), Flatulência (12,1%), indigestão (7,1%), Náusea (25,5% para preparação de liberação imediata e 6,7% para preparação de liberação prolongada), vômito (25,5%)
·         Neurológico: Astenia (9,2%), dor de cabeça (5,7%)

Efeitos considerados graves
·         Efeitos metabólicos: acidose láctica
·         hepáticos: Hepatite

Referências:
Micromedex® 2.0. Disponível em: <http://www-micromedexsolutions-com.ez29.periodicos.capes.gov.br>. Acesso em: 07 de junho de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).