Perguntas respondidas

Nesta seção você confere algumas das perguntas recebidas pelo CRIM UFRJ- Macaé e suas respectivas respostas. 


Caso você queira enviar sua dúvida, pedimos apenas que preencha o formulário na aba Envie aqui sua pergunta que em breve retornaremos a resposta.


Qual a relação entre Metformina e impotência sexual?
 
Qual a vantagem de usar Glicinato férrico (Neutrofer®, Keferm®, Novofer Ped®, etc.) em relação ao sulfato ferroso?
Veja a resposta

O que fazer se eu vomitar após tomar um comprimido?
 
Posso usar cataflam para dengue?  

Gostaria de saber a diferença entre os medicamentos: Loratadina, Desloratadina e Polaramine. 

Meu filho esta usando o medicamento amoxil suspensão oral. Gostaria de saber se devo guardar esse medicamento na geladeira? Todo medicamento liquido deve ser guardado na geladeira? 
  
Conversando em uma roda de amigos, tive contato com algumas pessoas que estavam fazendo uso do Stavigille mesmo sem ter nenhum sintoma que justificasse tal uso. Disseram que isso os ajudava a manter o foco nas atividades que estavam desempenhando e diminuir o tempo necessário de sono. Ainda informaram que estavam tomando 50mg da droga por dia, ao invés dos 200mg... Fiquei curioso e tentado a também fazer o uso do medicamento (se é que exista a possibilidade disso, pois atualmente no Brasil é um remédio tarja preta, mas pesquisei e vi que em outros países é vendido livremente...). Gostaria de saber quais os efeitos colaterais da droga tendo em vista uma dosagem diária de 50mg/dia, isso realmente é arriscado? Sei que o princípio ativo é a modafinila, mas sinceramente não sei se vicia (apesar de não ser uma anfetamina, pode ser que cause vício)... O uso continuado do medicamento chega a causar dependência?


Remédio para depressão e calmantes com uso prolongado pode influenciar no aumento da pressão arterial?

Tomo dois medicamentos Puran t4 e alendronato de sódio, gostaria de saber qual devo tomar primeiro. Uma vez que ambos são em jejum, porém não sei a ordem de tomá-los.

Zolpidem (hemitartarato) causa dependência como benzodiazepínicos?

Gostaria de saber qual o horário mais adequado para o uso da isotretinoína (Roacutan®) . Ela deve ser mesmo ingerida junto com alimento?
Veja a resposta.

Peço informação a respeito do medicamento Metformina XR ser expelido inteiro pelas fezes. O que pode-se inferir desta situação, em relação a eficacia e segurança e aos aspectos farmacotécnicos.
Veja a resposta.

O anticoncepcional Selene tem muito hormônio? Dizem que é anticoncepcional de grávida, mas já tiveram vezes que já esqueci de tomar e nada me aconteceu.

Existe diferença entre o remédio cataflam  e voltarem? Eles são genéricos?

Caso você queira enviar sua dúvida, pedimos apenas que preencha o formulário na aba Envie aqui sua pergunta que em breve retornaremos a resposta.


10 comentários:

  1. Qual o anti-inflamatório mais indicado para um idoso hipertenso que sofre com dores decorrente da artrose. Cetoprofeno, ibuprofeno ou naproxeno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, estamos pesquisando a resposta para sua dúvida. Pedimos apenas que você preencha o formulário no link (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html) para que possamos elaborar uma resposta adequada ao seu perfil. Obrigada!

      Excluir
  2. Já li em um livro - Segredos em Farmacologia - que o diclofenaco potássico seria indicado para dores / inflamações crônicas e o sódico para as agudas. Se eu achar o livro, completarei com o número da página.
    Isto procede?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, nas bases que utilizamos nós não encontramos referências que suportem tal afirmação. A diferença principal será na solubilidade dos dois que irá influenciar diretamente o processo de absorção. Comparando por exemplo comprimidos de liberação convencional, a concentração máxima no sangue será alcançada em cerca de 1 hora para o diclofenaco potássico e em 2 horas para o sal sódico.

      Caso tenha alguma dúvida, envie sua pergunta através do Pergunte ao CRIM. Teremos prazer em respondê-lo!

      Excluir
  3. Eu tomei a pipula do dia seguinte depois de um dia tomei naproxeno isso ira interfirir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos pesquisando a resposta para sua dúvida. Pedimos apenas que você preencha o formulário no link (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html) para que possamos elaborar uma resposta adequada ao seu perfil. Obrigada!

      Excluir
  4. Minha filha faz uso de isotretinoína e torceu o pé. Foi receitado Biprofenid. Eles são compatíveis? Há alguma contra-indicação? Há risco de interação? Recomenda-se a suspensão temporária da Isotretinoína?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos pesquisando a resposta para sua dúvida. Pedimos apenas que você preencha o formulário na aba Pergunte ao CRIM(http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html) para que possamos elaborar uma resposta adequada ao seu perfil. Obrigada!

      Excluir
  5. O uso de naproxeno sódico é contra indicado em caso de dengue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, o naproxeno é um anti-inflamatório do tipo não-hormonal e assim como o diclofenaco, ibuprofeno, ácido acetilsalicílico e outros, não deve ser utilizado nos casos de dengue.

      Excluir

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).