Anticoncepcional



O anticoncepcional Selene tem muito hormônio? Dizem que é anticoncepcional de grávida, mas já tiveram vezes que já esqueci de tomar e nada me aconteceu.

O Selene pertence à classe dos anticoncepcionais de segunda geração e várias pesquisas recentes tem confirmado um excelente perfil de segurança para esses medicamentos. Estas pílulas contém menos de 35 microgramas de estrógeno (etinilestradiol) em sua formulação e são chamadas “pílulas de baixa dose” ou “pílulas modernas”.

O efeito contraceptivo de Selene pode ser reduzido nos casos de esquecimento de tomada de drágeas, distúrbios gastrintestinais ou tratamento concomitante com outros medicamentos. 

Por isso, caso esqueça siga as orientações abaixo: 

- Se houver um atraso de menos de 12 horas do horário habitual, o efeito contraceptivo do Selene é mantido. Tome a drágea esquecida assim que se lembrar e tome a próxima drágea no horário habitual.

- Se houver um atraso de mais de 12 horas do horário habitual, a proteção contraceptiva pode ficar reduzida, especialmente se ocorrer esquecimento da tomada no começo ou no final da cartela.

* Esquecimento de 1 drágea na primeira semana de uso:

Tome a drágea esquecida assim que se lembrar (inclui-se a possibilidade de tomar duas drágeas de uma só vez) e continue a tomar as próximas drágeas no horário habitual. Utilize método contraceptivo adicional (método de barreira – por exemplo, preservativo) durante os próximos 7 dias. Se teve relação sexual na semana anterior ao esquecimento da tomada da drágea, há possibilidade de engravidar. Comunique o fato imediatamente ao seu médico.

* Esquecimento de 1 drágea na segunda semana de uso:

Tome a drágea esquecida assim que se lembrar (inclui-se a possibilidade de tomar duas drágeas de uma só vez) e continue a tomar as próximas drágeas no horário habitual. A proteção contraceptiva está mantida. Não é necessário utilizar método contraceptivo adicional.

*Esquecimento de 1 drágea na terceira semana de uso:

Escolha uma das duas opções abaixo, sem a necessidade de utilizar método contraceptivo adicional:

1. Tome a drágea esquecida assim que se lembrar (inclui-se a possibilidade de tomar duas drágeas de uma só vez) e continue a tomar as próximas drágeas no horário habitual. Inicie a nova cartela assim que terminar a atual, sem que haja pausa entre uma cartela e outra. É possível que o sangramento ocorra somente após o término da segunda cartela. No entanto, pode ocorrer sangramento do tipo gotejamento ou de escape enquanto estiver tomando as drágeas.

2. Deixe de tomar as drágeas da cartela atual, faça uma pausa de 7 dias ou menos, contando inclusive o dia no qual esqueceu de tomar a drágea e inicie uma nova cartela. Caso deseje manter o mesmo dia da semana para início de tomada, a pausa pode ser menor do que 7 dias. Por exemplo: se a cartela foi iniciada em uma quarta-feira e você esqueceu de tomar a drágea na sexta-feira da última semana, pode iniciar a nova cartela na quarta-feira da semana seguinte ao esquecimento, praticando, desta forma, uma pausa de apenas 5 dias.

* Mais de 1 drágea esquecida:

Se mais de uma drágea de uma mesma cartela for esquecida, consulte seu médico. Quanto mais drágeas sequenciais forem esquecidas, menor será o efeito contraceptivo.

Referências:
1. Micromedex Healthcare Series. DRUGDEX System. Greenwood Village, CO: Truven Health Analytics, 2014. http://www.thomsonhc.com/, acessado em 30/04/2014.
2. Wannmacher, L; Anticoncepcionais orais: o que há de novo. ISSN 1810-0791 Vol 1 Nº1 Brasília, Dezembro de 2003.

Envie também sua dúvida através do nosso Formulário Pergunte ao CRIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).