Uso de isotretinoína



Gostaria de saber qual o horário mais adequado para o uso da isotretinoína (Roacutan®) . Ela deve ser mesmo ingerida junto com alimento?

A isotretinoína é um medicamento utilizado para tratamento das formas mais severas de acne. Ao prescrevê-la, o médico deve apresentar ao paciente o Termo de Consentimento Pós-informação. É importante compreender bem e seguir todas as recomendações deste termo devido ao risco de problemas no desenvolvimento do feto em pacientes grávidas. Portanto, antes de qualquer coisa é importante que você tenha recebido e assinado o termo. Além disso, a isotretinoína é sujeita a um controle rigoroso e só pode ser vendida com notificação de receita.

O melhor horário para o uso deste medicamento é no almoço ou jantar, pois deve ser administrado com alimentos. O importante é tomar o medicamento sempre no mesmo horário. No caso de esquecimento, a dose não deve ser dobrada. A administração de isotretinoína junto com alimentos é indicada, pois melhora sua absorção por causa da característica mais “gordurosa” (lipofílica) do medicamento. 

Não foi encontrado na literatura interações entre a Isotretinoína e alimentos. Porém, este medicamento não deve ser utilizado com álcool, suplementos de vitamina A ou medicamentos como a tetraciclina, fenitoína, e esteroides como prednisona, dexametasona, hidrocortisona, metilprednisolona, etc. Converse com seu médico ou com um farmacêutico antes de utilizar qualquer outro medicamento, mesmo vitaminas e produtos naturais. Qualquer reação deve ser informada. 

A isotretinoína não deve ser utilizada se você teve uma reação alérgica ao medicamento ou se estiver grávida. Se você utiliza anticoncepcionais, outro método contraceptivo deve ser utilizado concomitantemente. 

Outras precauções devem ser tomadas durante o tratamento com Isotretinoína: não doe sangue durante e 1 mês após o término do tratamento,  existe risco de dano fetal caso o sangue seja utilizado em uma grávida. Evite exposição prolongada ao sol e evite depilação com cera ou qualquer tratamento de pele que envolva abrasão, pois o risco de ficar com cicatrizes é maior. 

Ficou com alguma dúvida? Envie também sua dúvida através do nosso Formulário Pergunte ao CRIM.


Referências:
1. Bula do Medicamento: http://www.dialogoroche.com.br/content/dam/dialogo/pt_br/Bulas/R/Roacutan/Bula-Roacutan-Paciente.pdf, acessado em 29/01/14.
2. Micromedex Healthcare Series. DRUGDEX System. Greenwood Village, CO: Truven Health Analytics, 2013. http://www.thomsonhc.com/, acessado em 29/01/14.
3. Lima D. R. Manual de Farmacologia Clínica, Terapêutica e Toxicologia, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).