Loratadina, desloratida e polaramine



Gostaria de saber a diferença entre os medicamentos: Loratadina, Desloratadina e Polaramine.

Os três medicamentos tem ação antialérgica e irão diferir basicamente na dose utilizada, no início e duração do efeito, nos efeitos adversos que podem causar e no risco de interação com outros medicamentos.

A loratadina e a desloratadina apresentam estruturas químicas semelhantes. Inclusive a loratadina é convertida em desloratadina no nosso corpo. Portanto, as ações das duas são similares. Ambas apresentam uma duração de ação longa e são empregadas em processos alérgicos como rinite e urticária. A loratadina e a desloratadina são geralmente utilizadas apenas 1 vez ao dia pois tem uma duração de ação longa. Além disso, o efeito antialérgico de ambas se inicia em torno de 1 hora após o uso por via oral. 

O Polaramine apresenta como substância ativa a dexclorfeniramina, que diferentemente da loratadina e desloratadina, causa sonolência e reduz a produção de secreções, como a saliva e secreções nasais. Além disso, sua ação dura entre 4-6 horas. Portanto, é necessária administração 3 a 4 vezes ao dia no caso de formulações convencionais. Mas há no mercado algumas apresentações com tecnologia especial que permite o uso apenas 2 vezes ao dia mantendo os níveis do medicamento adequados para manutenção do efeito.

A dexclorfeniramina faz parte da composição de muitas formulações utilizadas em gripes e resfriados. Além disso, pode ser empregada para o tratamento da rinite, problemas alérgicos de pele e conjuntivite. 

Em relação ao potencial de interações, a dexclorfeniramina pode aumentar o efeito de substâncias que diminuem a atividade do sistema nervoso central, como o álcool, calmantes e medicamentos para dormir. 

Ficou com alguma dúvida? Envie também sua pergunta através do nosso Formulário Pergunte ao CRIM.

Referências:
1. MICROMEDEX. Disponível em: <http://www-micromedexsolutionscom.
ez29.periodicos.capes.gov.br/micromedex2/librarian/>. Acesso em: 26 mar. 2015.
2. ANVISA :: Bulário Eletrônico :: 2013. Disponível em:
<http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp>. Acesso em: 26 mar. 2015.
3. DynaMed. Ipswich (MA): EBSCO Information Services. Disponível em
<http://www.ebscohost.com/DynaMed/>. Acesso em: 26 mar. 2015.

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber se pode interagir a Loratadina com o Polaramine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, embora não tenham sido encontradas interações medicamentosas entre essas substâncias, também não há relatos na literatura que indiquem o uso de dois antialérgicos em associação.

      Excluir

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).