Cataflam x Voltarem



Existe diferença entre o remédio cataflam  e voltarem? Eles são genéricos?

O cataflam apresenta como substância ativa o diclofenaco potássico enquanto o voltaren contém o diclofenaco sódico, ou seja, em um medicamento a molécula do diclofenaco está ligada ao sódio e no outro está ligada ao potássio. Essa diferença não interfere no efeito dos dois medicamentos, pois a porção ativa é a mesma: o diclofenaco, que é responsável pelo efeito contra a inflamação, a dor e a febre. 

Porém, o cataflam e o voltaren não são genéricos. Para que um medicamento seja registrado como genérico é necessário que ele contenha exatamente a mesma substância em sua fórmula que o medicamento de referência, que é o primeiro a ser produzido e comercializado. Além disso, também são necessários que o fabricante apresente os resultados de testes que mostrem que o tempo que o medicamento demora para atingir o máximo da concentração no sangue é igual ao medicamento de referência. Para identificar o medicamento genérico, veja se na embalagem existe um G.

Por causa de diferentes apresentações no mercado (comprimido, drágea, supositório), os produtos contendo diclofenaco podem ter diferenças quanto ao início e duração de ação, o que vai afetar quando e quantas vezes por dia a pessoa irá tomar o medicamento. O voltaren retard, por exemplo, pode ser utilizado apenas 1 vez ao dia. Já o voltaren convencional e o cataflam, geralmente, tem a dose dividida em 2 a 3 vezes. Mas a escolha de qual produto é o melhor irá depender da condição de saúde do paciente e nenhuma substituição deve ser feita sem a aprovação do médico.

Em todos os medicamentos contendo diclofenaco, deve-se ter cuidado especial pelo risco de problemas no estômago e intestinos, especialmente em pessoas idosas, tais como sangramentos e úlcera. 

Envie também sua dúvida através do nosso Formulário Pergunte ao CRIM.

Referência:
Micromedex Healthcare Series. DRUGDEX System. Greenwood Village, CO: Truven Health Analytics, 2014. http://www.thomsonhc.com/, acessado em 27/03/2014.

6 comentários:

  1. Gostei muito do conteúdo, tem uma forma simples e fácil de entender.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava com muita dor na coluna , tomei o voltarem e tive uma forte hemorragia vaginal ....me disseram que eu poderia ter ,tambem no estomago...é verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diclofenaco pode causar problemas no estômago e intestino que incluem náuseas, diarreia ou prisão de ventre, cólicas, indigestão, úlceras, perfuração e sangramentos.
      Como você teve hemorragia vaginal, você deve procurar atendimento médico.
      Caso queira informações mais detalhadas, envie sua pergunta através do nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta.

      Excluir
    2. qual medicamento substitui o diclofenaco?

      Excluir
    3. qual medicamento substitui o fernagan?

      Excluir
    4. Nakli, o diclofenaco tem ação anti-inflamatória e analgésica e pode ser usado em diversos problemas de saúde. Já o Fenergan (Prometazina)pode ser usado como anti-alérgico e também para enjoos. As opções disponíveis vão depender do tipo de problema que se deseja tratar. Converse com seu médico sobre possíveis alternativas para o seu caso.
      Caso tenha mais alguma dúvida, envie sua pergunta através do nosso formulário na aba Envie aqui sua pergunta.

      Excluir

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).