Metformina XR



Peço informação a respeito do medicamento Metformina XR ser expelido inteiro pelas fezes. O que pode-se inferir desta situação, em relação a eficacia e segurança e aos aspectos farmacotécnicos.

Durante o tratamento com o cloridrato de  Metformina XR (Glifage XR®), os componentes inertes dos comprimidos, ou seja os excipientes, podem ocasionalmente aparecer intactos nas fezes como uma massa hidratada parecida com o comprimido original,  o que é expelido é apenas os demais constituintes, sem a substância ativa. Esta substância já fora absorvida no tubo intestinal previamente. Então, na verdade o comprimido não é expelido inteiro nas fezes, apenas os constituintes sem ação terapêutica, e assim este evento não influencia no tratamento, estando inclusive previsto na bula do medicamento, vide abaixo:

“Como usar:
Não existe regime posológico fixo para o tratamento da hiperglicemia no diabetes mellitus com a metformina ou qualquer outro agente farmacológico. A posologia da metformina deve ser individualizada, tomando como bases a eficácia e a tolerância ao produto. Não deve ser excedida a dose máxima recomendada que é de 2550 mg. No início do tratamento deve-se medir os níveis plasmáticos de glicose, em jejum, para avaliar a resposta terapêutica à metformina e determinar a dose mínima eficaz para o paciente. Posteriormente, deve-se medir a hemoglobina glicosilada a cada três meses. As metas terapêuticas devem ser a redução dos níveis de glicose plasmática em jejum e de hemoglobina glicosilada, para níveis normais, ou próximos dos normais, utilizando a menor dose eficaz de metformina, isoladamente ou em combinação com outros agentes. Este medicamento deve ser tomado diariamente, sem interrupção, exceto quando orientada pelo médico. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros sem serem mastigados durante o jantar. Sempre ingira os comprimidos junto com a comida. Os componentes inertes dos comprimidos podem ocasionalmente aparecer intactos nas fezes como uma massa hidratada parecida com o comprimido original.”

Referências
Anvisa, Bulário eletrônico, acessado em 17/04/2014
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=1472042014&pIdAnexo=1973497

3 comentários:

  1. pessoas que utilizam sonda nasoentéricas podem usar o medicamnto metformina xr macerado para ser administrado através da sonda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedimos gentilmente que nos envie sua dúvida através de nosso formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html) para elaborarmos uma resposta adequada ao seu perfil.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).