Cataflam e dengue



Posso usar cataflam para dengue?

Pacientes com suspeita de dengue, ou seja, que apresentem sintomas como febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, cansaço e manchas vermelhas devem procurar uma unidade de saúde. O médico fará o exame físico e solicitará exames e de acordo com a avaliação das condições do paciente, poderá definir o melhor tratamento. Os quadros mais graves exigem internação imediata.

Nos casos mais simples, o paciente é orientado a manter uma hidratação adequada, repouso e medicamentos para controlar a dor e reduzir a febre.  O uso de anti-inflamatórios não hormonais como ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, diclofenaco (Cataflam), nimesulida, entre outros, estão contraindicados nos casos de dengue pois podem aumentar o risco de sangramentos. Vale destacar que a dengue é uma doença viral e, portanto, os medicamentos para dor e febre apenas controlam os sintomas sem influenciar diretamente no vírus.

Cuidados médicos tem importância ainda maior para grávidas, crianças, idosos, diabéticos e pessoas com problemas nos rins.

Desta forma, o paciente com suspeita de dengue deve procurar atendimento médico e evitar fazer uso de medicamentos por conta própria pois estes podem piorar o quadro.


Ficou com alguma dúvida? Envie também sua pergunta através do nosso Formulário Pergunte ao CRIM.

Referências:
 1. Dengue: guidelines for diagnosis, treatment, prevention, and control. New ed. Geneva: TDR : World Health Organization, 2009.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue: diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).