Puran T4 e alendronato



Tomo dois medicamentos Puran t4 e alendronato de sódio, gostaria de saber qual devo tomar primeiro. Uma vez que ambos são em jejum, porém não sei a ordem de tomá-los.

O alendronato é um medicamento empregado para o tratamento e prevenção da osteoporose. Este deve ser utilizado ao se levantar, pelo menos 30 minutos antes de qualquer alimento, bebida ou medicamento do dia e sempre junto com 180-240 ml de água. Além disso, deve-se ingerir o medicamento inteiro (sem abrir a cápsula ou mastigar) em posição sentada ou em pé e não se deve deitar por pelo menos 30 minutos após o uso. Outros medicamentos devem ser preferencialmente utilizados apenas após 30 minutos do uso de alendronato. Estas medidas visam garantir melhor absorção e reduzir a possibilidade de ocorrer refluxo gastro-esofágico.

Em relação à levotiroxina (Puran T4), também recomenda-se o uso em jejum, preferencialmente 30 minutos a 1 hora antes do café da manhã.

Portanto, pelas informações disponíveis na literatura, recomenda-se utilizar inicialmente o alendronato, após 30 minutos a levotiroxina e o desjejum deve ser feito de preferência após 30 minutos o último medicamento. 

Referências:
1. DynaMed. Ipswich (MA): EBSCO Information Services. Disponível em <http://www.ebscohost.com/DynaMed/>.  Acessado em 28 de outubro de 2014.
2. Micromedex Healthcare Series. DRUGDEX System. Greenwood Village, CO: Truven Health Analytics, 2014. http://www.thomsonhc.com/. Acessado em 28 de outubro de 2014.

Ficou com alguma dúvida? Envie também sua pergunta através do nosso Formulário Pergunte ao CRIM.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber porque quem toma alendronato os dentistas não fazem implantes...O que é causado nos ossos pelo fato de não poder fazer o implante...obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi relatado na literatura o aumento do risco de necrose óssea nos maxilares quando se associa o uso de alendronato de sódio ou outros fármacos semelhantes pertencentes a mesma classe terapêutica, e implantes ósseos ou outros procedimentos dentários invasivos.

      Caso tenha mais alguma dúvida, pedimos que envie através de nosso formulário no link abaixo:

      http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html

      Referências:
      Micromedex® 2.0. Disponível em: . Acesso em: 28/03/2017

      Excluir

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).