quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sabonetes antibacterianos: vale a pena comprá-los?

Quando você vai comprar sabonete, você se sente tentado a levar aqueles rotulados como antibacterianos? Afinal, as propagandas afirmam que o uso destes produtos pode reduzir a chance de contrair doenças. Mas será que a eficácia destes produtos é superior aos sabonetes convencionais?



A agência norte-americana FDA (“Food and Drug Administration”) divulgou um alerta para o uso destes produtos. Segundo a agência, existem indícios que sabonetes com antibacterianos não são mais eficientes que sabonetes comuns. Além de não apresentar benefícios em relação aos produtos convencionais, o uso diário destes sabonetes pode ainda trazer riscos desnecessários à saúde dos usuários. Adicionalmente, dados recentes sugerem que os riscos do uso de sabonetes antibacterianos, também chamados antissépticos, podem superar seus benefícios. Desta forma, o FDA exigirá que os fabricantes apresentem provas substanciais que demonstrem a segurança e efetividade de seus produtos. Entretanto, estas regras não se aplicarão a sabonetes empregados em estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais.

Os sabonetes com antibacterianos contém o triclosan ou o triclocarban como constituintes ativos. De acordo com o relatório da Comissão Europeia, existem relatos sugerindo que o uso de triclosan pode contribuir para seleção de bactérias resistentes, fato que pode impactar diretamente a eficácia de antibióticos utilizados no tratamento de diversas doenças. Ainda que estudos posteriores comprovem que estas substâncias sejam seguras para humanos, existe também a preocupação ambiental, uma vez que estas podem causar danos a animais e contaminar a água empregada no consumo e na agricultura. Teme-se ainda que os antibacterianos, após serem liberadas no ambiente, sejam degradadas gerando produtos tóxicos.

Apesar das divergências entre os estudos, o FDA orienta a lavagem das mãos com água e sabão comum como medida comprovadamente eficiente para prevenção de infecções, enquanto não existirem evidências claras para a segurança e eficácia destes produtos com antibacterianos. O Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC – “Centers for Disease Control and Prevention”) recomenda lavar as mãos nas seguintes situações:
  • Antes, durante ou após o preparo de alimentos;
  • Antes das refeições;
  • Antes e após cuidar de alguém doente;
  • Antes e após tratar um corte ou ferida;
  • Após utilizar o banheiro;
  • Após trocar fraldas ou limpar uma criança que usou o banheiro;
  • Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Após tocar um animal, seu alimento ou dejetos;
  • Após tocar em lixo.
Seguindo estas orientações você garantirá a sua proteção e de sua família com segurança.

Fontes:
1. Taking Closer Look at 'Antibacterial' Soap, FDA. Disponível em: http://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm378393.htm,acessado em Janeiro de 2014.
2. Triclosan and Antibiotics resistance, Scientific Committee on Consumer Safety, European Comission. Disponível em: http://ec.europa.eu/health/scientific_committees/opinions_layman/triclosan/en/index.htm#6, acessado em Janeiro de 2014.
3. Handwashing: Clean Hands Save Lives, CDC. Disponível em: http://www.cdc.gov/handwashing/when-how-handwashing.html, acessado em Janeiro de 2014.

Fernanda L. da S. Machado
Farmacêutica

Revisão: Danielle Maria de Souza Serio dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).