sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Queimaduras – o que fazer?

 A maioria de nós já deve ter sofrido uma queimadura ou conhece alguém que já teve algum acidente que resultou em uma queimadura. Esta situação é tão comum e grave que dados mostram que no Brasil todos os anos temos 1,5 milhão de pessoas vítimas de queimaduras(1).

Mesmo sendo muito comum as queimaduras provocadas pelo fogo ou por líquidos quentes como leite, óleo e água, por serem precedidas por algum acidente, devemos estar atentos para que a situação da vítima não piore ainda mais, já que em momentos de nervosismo, acabamos utilizando receitas caseiras ou medicamentos não indicados para o tratamento de queimaduras.

A primeira coisa a ser feita é colocar o ferimento sob uma corrente de água limpa e na temperatura ambiente por tempo suficiente para esfriar a região queimada e impedir que o calor atinja outras camadas da pele, músculos ou ossos. Muitas pessoas acreditam que quando o ferimento é colocado sob água haverá a formação de bolhas, mas na verdade este processo ocorre quando a queimadura é mais grave e atingiu camadas mais profundas da pele (como a derme). O contato direto com o gelo deve ser evitado já que este pode agredir ainda mais a pele, devido a temperatura muito baixa. As compressas frias terão o mesmo efeito mas são mais seguras que o gelo.

Caso haja pedaços de roupa ou outros materiais aderidos à queimadura é importante não retirá-los e procurar por algum serviço médico para que neste local seja feito a retirada adequada deste material. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao serviço de saúde. Assim evita-se que as bolhas eventualmente formadas estourem e que a pele seja arrancada(2).

Outro ponto importante é que não se deve passar qualquer substância na queimadura. Algumas receitas caseiras indicam que seja passado óleo de cozinha, manteiga, pasta de dente ou ainda água oxigenada, álcool ou outros produtos que evitam infecções que usualmente temos em casa. Não há evidências de que o uso de antissépticos para limpeza de feridas provocadas por queimadura seja benéfico e alguns deles podem irritar ainda mais a pele lesionada. Sua limpeza está mais associada a um desbridamento (remoção da pele morta) efetivo feito por um profissional de saúde(3). Em relação à pasta de dente, óleo além de não ajudarem em nada, podem aumentar o risco de infecção se, ao tentar retirá-los, o atrito criar áreas de ferimento com perda de tecidos cutâneos. Se a pessoa estiver sentindo dor o ideal é o uso de um analgésico e, se o caso parecer mais grave, é indispensável procurar orientação médica.
                
As pomadas ou cremes a serem utilizados devem ser indicados por um profissional de saúde já que muitas delas, ainda que adquiridas em farmácias, podem irritar a pele e gerar infecções.

Caso haja a formação de bolhas, estas não devem ser estouradas. Ou seja, não devem ser rompidas, mesmo esvaziadas com uma agulha, só quem poderá fazer isso é um profissional de saúde.

Depois de feitos os primeiros cuidados e, se necessário, encaminhamento a um serviço de saúde, dependendo do tipo que queimadura ocorrida cada tratamento ocorrerá de maneira diferente. As queimaduras de primeiro grau, que são aquelas que só atingem a camada superficial da pele e deixam-na avermelhada e dolorida, mas sem a formação de bolhas, não precisam de curativos e depois de três dias, em média, já há melhora na  aparência da pele.

Já aquelas consideradas de segundo grau, no qual temos inchaço no local, vermelhidão, dor e formação de bolhas, bem como as de terceiro grau, que apesar de doerem menos pela perda da capacidade sensitiva da região, demoram mais tempo para melhora (a de 2º grau de 15 a 20 dias e a de 3º podem chegar a mais de um ano), estas serão necessários curativos e um acompanhamento médico.
               
Melhor do que aprender como devemos tratar de queimaduras devemos ao tentar ao máximo preveni-las!

A Sociedade Brasileira de Queimaduras(2) possui vários materiais e orientações que qualquer pessoa pode pegar pelo seu site (www.sbqueimaduras.org.br). Vale a pena dar uma olhada no material!
               
Mas ocorrendo um acidente, não hesite em buscar o auxílio de um profissional de saúde no posto de atendimento mais próximo do local do acidente, para que sejam tomadas as providências necessárias para o sucesso da recuperação e também para evitar o agravamento da lesão.

Se não houver Posto de Saúde nas proximidades, deve-se acionar os serviços de socorro do SAMU e do Corpo de Bombeiros ou procurar uma Emergência hospitalar.
Os contatos para ligação gratuita são: Samu 192 e Bombeiros 193.

Ferreira FV, Paula LB. Sulfadiazina de prata versus medicamentos fitoterápicos: estudo comparativo dos efeitos no tratamento de queimaduras. Rev Bras Queimaduras. 2013; 12(3): 132-139.
Sociedade Brasileira de Queimaduras. Queimaduras. Primeiros Socorros e cuidados. Disponível em:< http://sbqueimaduras.org.br/queimaduras-conceito-e-causas/primeiros-socorros-e-cuidados/> . Acesso em 06 out 2014.
Rossi LA, Menezez MAJ, Gonçalves N, Ciofi-Silva CL, Farina-Junior JÁ, Stuchi RAG, et al. Cuidados locais com as feridas das queimaduras. Rev Bras Queimaduras. 2010; 9(2):54-59.

Autor: Danielle Maria de Souza Sério dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).