quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Evitando erros no uso de medicamentos

O uso de medicamentos apresenta riscos de diversos erros. Se você precisa utilizá-los continuamente, deve saber de algumas medidas simples para ajudar a evitar problemas.



A agência norte-americana FDA ("Food and Drug Administration") relaciona 6 dicas para evitar erros de medicação:

1. Conheça o nome dos medicamentos que você usa. Antes de sair do consultório, pergunte o nome do medicamento que está na receita. Assim, na farmácia, você poderá conferir se o produto vendido é realmente o que foi prescrito.

2. Faça perguntas sobre como usar o medicamento. Não fique com dúvidas, converse com seu médico ou farmacêutico. Pergunte sobre o horário, efeitos adversos, atividades que você deve evitar durante o uso do medicamento, cuidados de armazenamento, etc.

3. Saiba para que serve seu medicamento. Entender porque você usa determinado medicamento pode favorecer o seu uso correto, pois assim você sabe o que esperar de resposta e também fica mais atento aos potenciais problemas que possam surgir.

4. Leia os rótulos e bulas dos medicamentos e siga as instruções corretamente. Além disso, é importante usar corretamente os dispositivos de medida, tais como seringas, copos medidores e conta-gotas. Usar colheres para medir não é recomendável pois a quantidade pode variar muito entre uma dose e outra.

5. Informe sempre a todos os profissionais de saúde os medicamentos que você utiliza, não se esqueça de incluir as vitaminas e os fitoterápicos. Esta medida evita, por exemplo, que você utilize dois medicamentos com a mesma substância ativa ou ainda o uso de dois produtos que podem interagir.

6. Tenha uma lista de todos os medicamentos que você utiliza e carregue-a sempre com você. Você pode levar em consultas médicas ou exames. É importante deixar uma cópia com alguém próximo para casos de emergência.

Para ajudar você, preparamos um formulário em pdf onde podem ser incluídos os medicamentos que você utiliza, as doses, como este é utilizado e para quê, o período que você usou e o médico que receitou. 

Você pode fazer o download do arquivo e digitar estas informações ou imprimir e escrever. Caso tenha dúvidas, você pode pedir auxílio de um farmacêutico ou ainda enviar sua pergunta através do Envie aqui sua pergunta.



Autora: Fernanda Lacerda da Silva Machado (Farmacêutica)
Revisão:
Juliana Givisiéz Valente

Referências:
1. FDA. Consumer Updates - 6 Tips to Avoid Medication Mistakes. WebContent. Disponível em: <http://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm096403.htm>. Acesso em: 3 fev. 2015.
2. ISMP. Personal Medicine List. Disponível em: <https://www.ismp.org/tools/personal_med_form/Personal_Medicine_List.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2015.
3. FDA. My medicine record. Disponível em: <http://www.fda.gov/downloads/AboutFDA/ReportsManualsForms/Forms/UCM095018.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2015.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).