sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Esteroides anabolizantes: vale a pena se arriscar?

por Kelly Monteiro de Barros e Fernanda Lacerda da Silva Machado

Sabe-se que atualmente o consumo de esteroides anabolizantes tem crescido notoriamente na sociedade, decorrente da supervalorização do corpo e da beleza, especialmente no que diz respeito a jovens. Consequentemente, danos à saúde podem ser observados, uma vez que essas substâncias são, por vezes, utilizadas inadequadamente. (1)

Apesar dos malefícios causados, na maioria das vezes pelo seu uso incorreto, os esteroides anabólicos possuem uso terapêutico e podem ser empregados no tratamento de condições, como: aumento da produção de sangue em alguns casos de anemia, aumento do apetite e crescimento corporal em pacientes com AIDS e câncer, queimaduras graves, osteoporose, recuperação de lesões e na reposição hormonal em casos de deficiência. (2)

Os anabolizantes funcionam em nosso organismo como hormônios e não são permitidos para uso em alimentos. Já os suplementos alimentares são produtos que fornecem nutrientes necessários ao consumo da dieta diária, com intuito de suprir carências nutricionais do organismo. (3) Contudo, esses suplementos nem sempre estão livres de substâncias perigosas. Alguns estudos indicam que muitos produtos comercializados como suplementos estão contaminados com substâncias como estimulantes e esteroides que nem sempre estão descritos no rótulo. Por isso, não se deve confiar nos rótulos de produtos contendo anabolizantes, principalmente naqueles comprados no mercado negro. Dados dos produtos recolhidos pela Polícia Federal entre 2006-2011 revelaram que 32% destes eram falsificados e que cerca da metade não apresentava a substância que estava declarada no rótulo. Desta forma, é sempre importante se atentar às orientações nutricionais e médicas. (4)

Na ilustração a seguir, podemos observar algumas das alterações causadas pelo uso de anabolizantes. Se você ficou com alguma dúvida, envie sua pergunta para o CRIM.




Referências:

1. IRIART, Jorge Alberto Bernstein; ANDRADE, Tarcísio Matos de. Musculação, uso de esteroides anabolizantes e percepção de risco entre jovens fisiculturistas de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 18, n. 5, p. 1379-87, 2002.

2. Micromedex® 2.0. Disponível em: http://www-micromedexsolutions-com.ez29.periodicos.capes.gov.br.  Acesso em: 9 fev. 2017.

3. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). O que é e para que serve o suplemento alimentar? Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/informacoes-tecnicas13/. Acesso em 21 fev. 2017

4. ABRAHIN, Odilon Salim Costa; DE SOUSA, Evitom Corrêa; SANTOS, Azenildo Moura. Prevalence of the use of anabolic-androgenic steroids in Brazil: a systematic review. Substance use & misuse, v. 49, n. 9, p. 1156-1162, 2014.

Revisão: Thaísa Amorim Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).