terça-feira, 2 de maio de 2017

FDA emite alerta restringindo o uso de codeína e tramadol em crianças e mulheres durante a amamentação

A agência reguladora do mercado farmacêutico dos Estados Unidos, o FDA (Food and Drug Administration) emitiu recentemente um alerta para a utilização de medicamentos contendo os analgésicos codeína e tramadol em crianças e mulheres que estão amamentando. 

A agência destaca que o uso destes produtos em crianças com idade inferior à 12 anos pode trazer riscos e recomenda ainda cautela na utilização em adolescentes de 12 a 18 anos, especialmente em casos de obesidade, problemas pulmonares graves ou apneia obstrutiva do sono, que podem aumentar o risco de reações respiratórias. 

O alerta para mulheres durante a amamentação deve-se ao risco de reações ao bebê, tais como sonolência excessiva, dificuldades respiratórias e de amamentação. 

Caso estes medicamentos sejam utilizados, é importante ficar atento se a criança ou adolescente apresentam sinais de reações respiratórias, como respiração lenta, fraca, difícil ou com ruídos, além de confusão, sonolência acima do normal, fraqueza e dificuldade para mamar. Nestes casos, deve-se procurar atendimento médico com urgência. 

Ficou com alguma dúvida? Envie sua pergunta através do nosso formulário

Referência
FDA. FDA restricts use of prescription codeine pain and cough medicines and tramadol pain medicines in children; recommends against use in breastfeeding women. Disponível em: https://www.fda.gov/Safety/MedWatch/SafetyInformation/SafetyAlertsforHumanMedicalProducts/ucm554029.htm. Acesso em: 02 mai. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).