Devo usar máscara cirúrgica e luvas para me proteger do novo Coronavírus ?
por Samantha Monteiro Martins
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que as pessoas utilizem máscara cirúrgica quando apresentarem sintomas respiratórios (por exemplo, espirros e tosse), a fim de reduzir a chance de propagação do vírus para outros indivíduos. Pessoas que cuidam de indivíduo suspeito ou confirmado de infecção pelo novo coronavírus (cuidadores ou profissionais de saúde) DEVEM fazer uso da máscara cirúrgica quando atuarem a uma distância inferior a 1(um) metro do paciente, e de luvas. PORTANTO, pessoas saudáveis que NÃO estiverem tossindo ou espirrando, NÃO DEVERÃO USAR máscara cirúrgica, a menos que estejam cuidando de uma pessoa com suspeita de infecção ou infectada pelo novo coronavírus.
No entanto, APENAS o uso de máscara cirúrgica e das luvas é INSUFICIENTE para fornecer um NÍVEL SEGURO DE PROTEÇÃO, uma vez que o USO INCORRETO destes itens pode contribuir para a transmissão do novo coronavírus. Assim, outras medidas igualmente importantes devem ser adotadas, como a HIGIENE FREQUENTE DAS MÃOS com água e sabão ou preparação alcoólica (álcool 70%) ANTES E APÓS a utilização de máscaras e luvas.
Quanto ao uso da máscara cirúrgica
- Antes de tocas na máscara, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave as mãos com água e sabão;
- Verifique se a máscara está rasgada ou com buracos; Oriente qual lado é o lado superior (onde está a tira de metal); assegure-se que o lado correto da máscara está voltado para dentro;
- Coloque a máscara no seu rosto. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte ao formato do seu nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara;
- Puxe a parte inferior da máscara para que ela cubra sua boca e seu queixo;
- Enquanto estiver em uso, evite tocar na máscara;
- Após o uso, retire a máscara da maneira correta, ou seja, não toque na frente e remova sempre por trás, mantendo a máscara afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara;
- Descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso;
- Após a remoção ou sempre que tocar na máscara usada, deve-se realizar a higiene das mãos;
- Substitua as máscaras usadas por uma noiva máscara limpa e seca assim que esta tornar-se úmida;
- Não reutilize máscaras descartáveis;
Atenção: máscaras de tecido NÃO são recomendadas, sob qualquer circunstância!
Quanto ao uso de luvas
Lembre-se de que luvas devem ser usadas apenas por profissionais de saúde, cuidadores de indivíduos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Caso seja necessário utilizar luvas, veja abaixo a forma correta:
Antes de tocar nas luvas, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave as mãos com água e sabão;
- Verifique se as luvas estão rasgadas ou com buracos. Em caso positivo, troque;
- Durante o uso, nunca toque sem necessidade em superfícies e materiais (tais como telefone, maçanetas, portas);
- Observe o modo correto de remoção das luvas para evitar a contaminação das mãos:
- Retire as luvas puxando a primeira pelo lado externo do punho com os dedos da mão oposta;
- Segure a luva removida com a outra mão enluvada;
- Toque a parte interna do punho da mão enluvada com o dedo indicador oposto (sem luvas) e retire a outra luva
- Faça a higiene das mãos imediatamente após a retirada das luvas;
- Descarte as luvas em uma lixeira fechada imediatamente após o uso;
Observação:
2. As luvas deverão ser removidas dentro da área de isolamento e descartadas em lixeira fechada neste mesmo local;
3. Jamais sair do quarto ou área de isolamento com as luvas;
4. Não lavar ou usar novamente o mesmo par de luvas;
5. O uso de luvas NÃO substitui a higiene das mãos
ATENÇÃO
Usar máscara cirúrgica e luvas quando não indicado representa um desperdício de dinheiro e gera ema FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA que pode levar as pessoas a ignorarem a recomendação de fazer a higiene das mãos frequentemente. Esta atitude também contribui para a escassez destes itens nos locais onde eles realmente são necessários, isto é, nos serviços de saúde!
IMPORTANTE!
Após estas orientações você deve ter percebido que o uso de máscara cirúrgica e luvas implica na adoção de uma série de cuidados que, se não forem seguidos poderá colocar em risco a sua vida e a vida de outras pessoas. Siga as orientações das autoridades sanitárias e profissionais da área de saúde. Avalie criticamente todas as informações que você recebe e nunca as repasse, para a família e amigos, sem ter a certeza de que a fonte daquela informação é segura.
Fontes:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Domiciliar. Coordenação Geral de Urgência. Força Nacional do Sistema Único de Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus(2019-nCoV). Brasília, DF: MS,2020. 32p.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Nota técnica n° 04/2020, de 21 de março de 2020. Atualiza as orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (covid2019), de 30 de janeiro de 2020. Disponível em:
Revisado por: Danielle Ventura e Juliana Givisiez
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).