terça-feira, 18 de setembro de 2018

Anvisa divulga alerta sobre reações adversas aos medicamentos que atuam na eliminação da glicose – canaglifozina, dapaglifozina, empaglifozina e ertuglifozina


por Fernanda L. da S. Machado

A Gerência de Farmacovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou no último dia 13 de setembro um alerta sobre a ocorrência de doença infecciosa grave na região genital em pacientes tratados com medicamentos que atuam aumentando a eliminação de glicose nos rins, também chamados de inibidores do cotransportador sódio-glicose 2 (SGLT2), incluindo a canaglifozina (InvokanaÒ), dapaglifozina (ForxigaÒ), empaglifozina (JardianceÒ) e ertuglifozina. Estes medicamentos são utilizados para controlar os níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 2.

De acordo com o alerta, o uso destes medicamentos aumenta o risco de uma condição chamada fasciíte necrosante do períneo ou gangrena de Fournier, infecção que atinge a região genital e áreas próximas. A condição é considerada rara, porém grave. Os pacientes devem ficar atentos ao surgimento dos sintomas relacionados à condição, como sensibilidade, vermelhidão ou inchaço na área genital, assim como febre e mal-estar. Como os sintomas pioram rapidamente, é importante buscar atendimento imediatamente.

A Anvisa destaca ainda que os eventos adversos ocorridos durante o uso do medicamento devem ser notificados à agência através do Notivisa. Pacientes e profissionais de saúde podem fazer o relato.

Quer saber mais sobre os efeitos adversos dos novos medicamentos para diabetes? Acesse: Novos medicamentos para diabetes, novo sefeitos adversos detectados.

Ficou com dúvida? Envie sua pergunta através do nosso formulário.

Referências:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Gerência de Farmacovigilância alerta sobre a ocorrência de rara doença grave e infecciosa da região genital e áreas adjacentes em pacientes com diabetes tipo II tratados com inibidores da SGLT2. Disponível em: http://bit.ly/2QEETmk . Acesso em 18 set 2018.
FDA. U.S. Food and Drug Administration. FDA warns about rare occurrences of a serious infection of the genital area with SGLT2 inhibitors for diabetes. Disponível em: https://www.fda.gov/downloads/Drugs/DrugSafety/UCM618466.pdf. Acesso em 18 set 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso queira enviar uma dúvida, utilize nosso Formulário na aba Envie aqui sua pergunta (http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html).